20/11/14

A Escola


1º A visão da Escola Libanesa Brasileira  

Procurar fazer com que os alunos adquiram as competências e técnicas básicas para torná-los membros positivos e produtivos na sociedade, de forma a:
Aprofundar a crença e a Fé em Deus, e seus mensageiros.
Adquirir valores religiosos, éticos, sociais e humanitários.
Construir uma autoestima, ter uma abrangência intelectual, cultural e saber respeitar as leis impostas.

2º Missão da escola:

A Escola Libanesa Brasileira procura atingir um sucesso escolar exclusivo em Foz do Iguaçu e região para elevar o nível de desempenho acadêmico dos alunos. Adquirir e fortalecer um nível excelente na Língua Árabe, Língua Portuguesa e Língua Inglesa dos nossos alunos. E isto é feito através da melhora constante na qualidade do ensino oferecido; aumento da interação entre pais e escola através de reuniões educativas.
Baseado nisso, pretendemos construir uma juventude com valores religiosos e humanos que se aperfeiçoem a ela.

3º A política educativa e pedagógica da escola

a- Escola Trilíngue: Português, Árabe e Inglês.

b- Horário de funcionamento:
      – Ensino Fundamental I ( 2º ao 5º anos ) de 7:30h às 12:30h
      – Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º anos) e Ensino Médio de 7:30 às 13:40h
      – Educação Infantil de 13h às 18h

c- Funcionários Administrativos e Educativos;
1- Professores e administradores com especialidades em suas áreas; que continuam com cursos de aperfeiçoamento dentro e fora da escola para acompanhar todas as novidades na área escolar.
2- O conselho pedagógico da escola realiza um cuidadoso processo de educação em todos os aspectos quanto ao conteúdo, métodos de ensino, processos de avaliação, rendimento dos alunos e apoio as atividades.

d- Metodologia pedagógica:
1. A escola aplica conteúdos que correspondem ao planejamento e competências da educação brasileira.
2. A escola aplica trabalho em equipe.
3. A escola aplica atividades que desenvolvem todos os tipos de habilidades intelectuais e de forma lúdica com brinquedos e jogos.
4. As atividades realizadas na escola são ligadas a religião e a pátria em relação a vida cotidiana dos nossos alunos.
5. A escola fixa a Língua Árabe, através da leitura e memorização do Alcorão Sagrado e ditos proféticos.

4º Estrutura organizacional            

a- Estrutura administrativa: formada verticalmente:
Diretor guia religioso coordenadores educaciónais, orientadores pedagógicos, financeiro professores, funcionários, zeladores.

b- Conselhos e Comitês:
1- Conselho Pedagógico: Formado pelo diretor da escola, guia religioso, coordenadores educaciónais e orientadores pedagógicos.
2- Conselho Administrativo: Formado pelo diretor da escola e orientadores pedagógicos.
3- Comitê das atividades: Formado pelo responsável das atividades e os orientadores pedagógicos.
4- Comitê de Finanças: Formado pelo diretor da escola, contador e tesoureiro.
5- Comitê de orientação preventiva para os trabalhadores e funcionários: Formado pelos representantes da direção, professores e funcionários.(CIPA)

c-  Mecanismos de ação em:  
1 - Orientação pedagógica para alunos.
2 - Avaliação dos alunos.
3 - Avaliação do desempenho dos professores e funcionários.
4 - Pesquisa de Opinião sobre todos os postos de trabalho.
5 - Descrição de trabalho para todos os postos na escola.                                                                
6 - Realização de atividade fora da sala de aula.
7 - Programa preventivo de acidentes de trabalho.
8 - Registro de classe(Frequência,Aproveitamento escolar,conteúdo).
9 - Controle - Educativo(da sala de aula).

d-  Relatórios:
1- Relatório diário de orientador pedagógico.
2- Relatório semanal de coordenador educaciónal.
3- Relatório diário de funcionário.